Área de Livre Comércio das Américas - ALCA

  english español français

 
Declarações
Ministeriais
Comitê de
Negociações
Comerciais
Grupos de
Negociação
Comitês
Especiais
Facilitação de
Negócios
Sociedade
Civil
Base de Dados
sobre Comércio
e Tarifas
Programa de
Cooperação
Hemisférica

Início Países Mapa do site Lista A-Z   Contatos governamentais       

 

Público
FTAA.TNC/com/01
6 de fevereiro de 2004

Original: inglês
Tradução: Não Secretaria ALCA

ALCA – COMITÊ DE NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS

DECLARAÇÃO CONJUNTA DOS CO-PRESIDENTES

O propósito principal deste CNC era o de cumprir as instruções da Reunião Ministerial de Miami, tanto no sentido de dar orientação aos grupos negociadores da ALCA para que formulem um conjunto comum e equilibrado de direitos e obrigações aplicáveis a todos os países, como no de estabelecer procedimentos para que os países que assim o desejarem possam acordar liberalização e disciplinas adicionais por meio de negociações plurilaterais dentro da ALCA.

Tivemos uma semana de trabalho intenso e construtivo. O panorama é inteiramente novo e a tarefa revelou-se muito complexa. As delegações demonstraram boa vontade para alcançar nosso propósito comum de conduzir com êxito o processo ALCA à sua fase final de negociações.

As delegações precisam de mais tempo. Necessitaremos todos realizar consultas em nossas capitais e entre as delegações. Para facilitar esse processo, os Co-Presidentes concordaram em suspender este CNC e reconvocá-lo, em princípio, para a primeira semana de março, aqui em Puebla.

Nas próximas semanas, os Co-Presidentes realizarão consultas, com vistas a facilitar a retomada bem-sucedida das negociações.
 

               

países mapa do site lista a-z contatos governamentais