Área de Livre Comércio das Américas - ALCA

  english español

 
Declarações
Ministeriais
Comitê de
Negociações
Comerciais
Grupos de
Negociação
Comitês
Especiais
Facilitação de
Negócios
Sociedade
Civil
Base de Dados
sobre Comércio
e Tarifas
Programa de
Cooperação
Hemisférica

Início Países Mapa do site Lista A-Z   Contatos governamentais       

 

Público
FTAA.soc/civ/147
14 de junho de 2005


Original: Português 

 ALCA - COMITÊ DE REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

CONTRIBUIÇAO EM RESPOSTA AO CONVITE PÚBLICO E CONTÍNUO



Nome(s) Paulo Augusto Antunes Lacaz
Organização(ões) Consultor Autônomo – sobre Religião ( Culto – Dogma e Regimen), Política e Filosofia, baseado na Doutrina Positivista)
País Brasil
Entidades da ALCA a que corresponde a contribuição Processo ALCA

MIAMI 1994 - PROCESSO ALCA - PLANO DE AÇÃO I - PRESERVAÇÃO FORTALECIMENTO DA
COMUNIDADE DE DEMOCRACIAS DAS AMÉRICAS.

COMBATE À CORRUPÇÃO

Atualmente, o problema da corrupção é motivo de séria atenção não apenas neste Hemisfério, mas em todas as regiões do undo. A corrupção, tanto no setor público quanto no privado, enfraquece a democracia (qualquer Regímen ) e solapa a legitimidade de Governos e Instituições.

A corrupção no seu sentido mais amplo, expressa a progressiva desintegração de um Ser. É sempre um processo lento, e é conhecida como a Corrupção Moral, que é uma depravação progressiva dos costumes e dos preconceitos, pela qual o indivíduo, é incapaz de submeter-se à alguns princípios morais, onde certos preconceitos devem ser preservados - ele despreza todos, que tem base na Cultura de sua Pátria, acabando por construir os seus princípios pessoais, com base em seus errôneos parâmetros, em função de sua vivência pessoal, como normas válidas. Perde totalmente a noção de Deveres, uma sedução cada vez mais forte e consentidas pelas vantagens presumidas do crime.

Sem uma profilaxia moral, o próprio indivíduo, quando perde o domínio absoluto dos instintos e caprichos sobre a vontade; perdendo totalmente o escrúpulo moral, sem respeitar direitos alheios. Ele é o verme das destruições.

O aprendizado que hoje em dia é induzido pelo sistema capitalista, indicando que não importa muito a forma de ganhar dinheiro; o que importa é ganhar dinheiro. Faz com que este tipo de atitude, venha fortalecer os atuais ditos líderes; tanto na área Governamental como na Privada, a se tornarem Corruptos.

O problema do Capital Moral, tem que ser analisado e tratado, não por métodos aplicáveis ao Capital Material.

As soluções dos problemas Morais, têm que ser trados pelo métodos Morais; é mais lento, mas é com certeza plenamente eficaz. A forma de combater a Corrupção é primeiramente Educar as crianças para ter medo de perder o Brio. Tem que Ter Vergonha de certas ações e condutas. Hoje os psicólogos, os especialistas em Marketing, os economistas e a mídia, em geral apregoam o inverso. O castigo ou repreensão banidos das escolas, quando na frente dos seus colegas, o aluno faltoso era chamado atenção, na frente da turma, criava nele; a VERGONHA, que fazia brotar o BRIO. Tinha medo de cometer uma imoralidade.

O Estado pode entrar na repreensão ou punição, quando detecta o crime. Ai vai penalizar um ato errôneo do resultado da ação imoral. Mas a educação para minimizar este comportamento inadequado, isto é, a conduta imoral , tem que ser desde o seio da Família e nas Prédicas dos Templos Religiosos; para surtir o efeito sólido a médio e longo prazo.

A pena de morte, teria que ser analisada como uma alternativa, de punição do Estado, principalmente para os funcionários públicos civis e militares; vai amedrontar e reduzir substancialmente este tipo de crime.

Não são Direitos Humanos, são sim, DEVERES com a HUMANIDADE.

A modernização, os controles fiscais do Estado, incluindo a desregulamentação, a privatização, a simplificação dos procedimentos governamentais, nem sempre reduzem as oportunidades de corrupção. O corrupto arquiteta diferentes saídas. Ele tem que ser banido da sociedade.

Todos os aspectos da administração pública numa Democracia e na Societocracia, e em qualquer regimen devem ser transparentes e abertos ao exame público. Reduz o nível de mentiras – Viver às Claras.

No Brasil, mais recentimente, isto é, a mais de 20 anos, tornou-se  é um País, onde predomina a Mentira e o Roubo, no PODER. Quase ninguém assume, nada; quase ninguém dá retorno – "feed-back" ; isto é, quase ninguém pensa nos outros.

Como uma sociedade, que está neste nível pode realmente Progredir ?

Esta é a causa básica de não atingir resultados positivos. Moral Positiva muito Baixa ! Intelectualidade, com pouco cientificismo e com um caráter bem frágil ( coragem, prudência e perseverança); No Brasil os homens do poder, independentes de partidos políticos, na sua maioria, estão neste patamar.

Por esta razão há necessidade de mudar o Regimen, para fazer chegar ao Poder uma Elite de Escol, que tenha sido treinada na Escola Nacional de Estadistas (ENE), via Internet, que possa contornar esta fraqueza atual, dos países, em desenvolvimento e em alguns do primeiro mundo. O curso será realizado pelos Governos de cada um dos 34 País, com sugestões da ALCA; não com participação da ALCA. Matéria de Educação Moral e Cívica. No caso do Brasil, as Provas serão Redigidas e corrigidas pelas Forças Armadas Brasileiras. Por ser o único Órgão no Brasil que possui ainda um nível elevado de Moral (ESG). Que será fiscalizado pelos Sindicatos dos Proletários e dos Patronais.

A prova, via Internet será de múltipla escolha. Detalhes apresentarei mais tarde, se for do agrado dos Senhores. Segurança e normas rígidas serão adotadas.

UMA ADMINISTRAÇÃO, NÃO PREENCHENDO A SUA MISSÃO ESSENCIAL DE SERVIÇO PÚBLICO, CRIA UMA INSATISFAÇÃO GENERALIZADA, FACILMENTE MOBILIZÁVEL PARA UMA MANOBRA REVOLUCIONÁRIA.

Vamos aproveitar a Globalização Econômica, para simultaneamente, introduzir a Globalização Moral Positiva. Caso contrário, não vamos atingir o Bem Estar Social, aqui na Mãe Terra.

É Utópico, mas jamais quimérico.

Os Governos: Nada à comentar

               

países mapa do site lista a-z contatos governamentais